Após o encerramento da Segunda Guerra Mundial, nos anos 40 aproximadamente, iniciou nos Estados Unidos a fabricação de motores com grande potência ("big blocks"), uma vez que os veículos, naquela época, não tinham boa estrutura aerodinâmica, sendo que os seus motores deveriam compensar essa perda. Com a entrada desses motores no mercado, surgem os veículos denominados "Hot Rods", sendo estes caracterizados pelo seu excelente desempenho no arranque em pequenos trechos. E como conseqüência desse sucesso, principalmente na região de Los Angeles - Califórnia, começaram a surgir os primeiros "rachas de rua", onde dois carros disputavam lado a lado quem percorreria determinado trecho no menor espaço de tempo. Sendo assim, acidentes, perseguições e ocorrências policiais fizeram com que essa prática do "racha de rua" fosse considerada uma ilegalidade, algo criminoso.
A polícia se mostrava cada vez mais atenta aos encontros clandestinos, sendo que os praticantes dos "rachas de rua" utilizavam diferentes maneiras para marcar os seus encontros. Uma das maneiras mais curiosas que os seus adeptos utilizavam, era através dos dois dados pendurados nos espelhos retrovisores, sendo que os números que estivessem voltados para a parte da frente do veículo indicaria o horário que todos se reuniriam para a prática dos seus verdadeiros duelos sobre rodas. Já nos anos 50, com o grande aumento da popularidade dos "rachas de rua" e a forte fiscalização da polícia, surge a necessidade de se construir um local apropriado, transformando a prática clandestina em esporte e lazer. Nasce neste momento o "Drag Racing", sendo este um local especialmente montado para que as pessoas pudessem se divertir, não oferecendo mais riscos à população em geral. Este espaço possuía arquibancadas e uma reta em asfalto, tendo esta o percurso de ¼ de milha, ou seja, 402 metros.
A partir daí a evolução do Drag Racing não parou, tendo como fruto desse trabalho o nascimento da NHRA (National Hot Rod Association), empresa especializada na promoção e realização dos eventos Drag Racing nos Estados Unidos, profissionalizando definitivamente o esporte.
No Brasil, na década de 80, mais precisamente em Interlagos (SP) e na região da Cidade Industrial de Curitiba, a prática da Arrancada (denominação utilizada no Brasil para o "Drag Racing") dava os seus primeiros passos, fazendo surgir grandes preparadores e pilotos, onde inclusive faziam parte da organização dos eventos.
E em 1992, com o nascimento da Força Livre Motorsport, a Arrancada teve forte e intensa penetração no mercado, conquistando cada vez mais novos adeptos. Atualmente, a Força Livre Motorsport realiza a principal competição da Arrancada brasileira, destacando-se o Festival Força Livre, evento este considerado o principal da Arrancada na América Latina.